O evento aconteceu nos dia 29 e 30 de setembro 2016, integrado com a defesa de tese do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina intitulada “Modelagem do consumo de água, produção de dejetos e emissão de gases de efeito estufa e amônia na suinocultura”, desenvolvida pelo pesquisador Jorge Tavares.

Realizada com apoio do TSGA, a jornada contou com a participação de pesquisadores das entidades promotoras e convidados, destacando-se a professora Catedrática Elizabeth d’Almeida Duarte, do Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa / Portugal e o pesquisador Paul Robin do Institut National de la Recherche Agronomique (INRA) de Rennes/ França. Os especialistas apresentaram soluções e debateram sobre a problemática ambiental decorrente da alta concentração na produção de suínos no Estado de Santa Catarina.

O professor Paulo Belli, coordenador do Projeto TSGA, destacou a importância destas pesquisas diante do forte incremento que a produção agropecuária tem sofrido nas últimas décadas no nosso Estado.

A professora Elizabeth comentou sobre o elevado nível do evento: “Foi possível integrar diferentes atores: academia, indústria e decisores políticos. O cruzamento das diferentes temáticas da investigação aplicada no setor agropecuário quer na União Europeia quer no Brasil, demonstraram a importância da realização de pesquisa conjunta para o avanço da ciência à escala global. O debate de ideias entre os participantes e os oradores, bem como as provas de Doutorado, permitiram que todos ficassem enriquecidos sobre a visão futura da sustentabilidade (componente social, ambiental e econômico) neste setor de atividade.”

FAPEU Epagri Embrapa Universidade Federal de Santa Catarina Petrobras Governo Federal